Home / MISSÕES / INTERNACIONAIS / Projetos sociais e evangelísticos

Projetos sociais e evangelísticos

jesus voltara

Em muitos lugares, anunciar Jesus Cristo abertamente pode criar enormes barreiras para o avanço da obra missionária. Para conseguir transmitir efetivamente a mensagem de salvação nessas sociedades, os missionários da Junta de Missões Mundiais desenvolvem diversos projetos na área social e até esportiva. Todos têm perfil evangelístico e visam auxiliar as populações locais, possibilitar a proclamação do evangelho. É assim através do PEM (Programa Esportivo Missionário); do PEPE, programa socioeducativo promovido pela JMM; do POPE (Programa de Odontologia Preventiva e Educativa) e da Fábrica de Esperança (Senegal), entre tantos outros desenvolvidos com excelência nos campos.

O PEPE é, atualmente, o projeto de maior abrangência nos campos missionários da JMM. O Programa está presente em 20 países, na América Latina e na África. Somente no último ano, o PEPE registrou um total de 10.191 crianças alcançadas em 387unidades, com o apoio de cerca de 850 pessoas entre educadores e voluntários. Através de linguagem simples e contextualizada, sempre com fundamento bíblico, enquanto ensinam os missionários-educadores atingem com a mensagem de salvação não só as crianças como também seus pais e parentes próximos. Destaque para o grande número de conversões registradas.

No Paraguai funciona o Programa de Odontologia Preventiva e Educativa, simplesmente chamado de POPE. Coordenado pelos missionários Dr. Paulo e Dra. Tereza Pagaciov, ambos dentistas, o Programa tem sido uma importante ferramenta de conscientização social e também de abertura para a pregação do Evangelho, tanto na capital quanto no interior do país (inclusive em aldeias indígenas). Eles ministram aulas de educação dentária e prevenção de cáries em crianças do PEPE e seus familiares e amigos. Na África, outros missionários têm utilizado esse canal para ajudar a população local e anunciar a salvação em Cristo.

Já o PEM (Programa Esportivo Missionário) tem sido uma importante estratégia para entrar em países “oficialmente” fechados para a pregação do Evangelho. Nesses lugares, o futebol brasileiro, forte catalisador de oportunidades, serve como instrumento perfeito nas mãos de Deus para evangelizar o povo, geralmente apaixonado pela técnica dos brasileiros. Assim, países como Malásia, Senegal, Índia, China, Tailândia e Guiné estão abrindo suas portas para treinadores e professores de futebol brasileiros, evangélicos comprometidos com o Reino de Deus, para transformar a situação espiritual do povo local. Em outros países como Espanha e Portugal, reduto dos maiores campeonatos de futebol da Europa, missionários brasileiros estão ensinando futebol e pregando a salvação em Cristo.

No Senegal, África, o Projeto Fábrica de Esperança atende crianças em situações de vulnerabilidade social (geralmente mendicantes). Dirigida pelos missionários Humberto Chagas (médico ortopedista) e sua esposa Elisângela (dentista), o Projeto presta atendimento médico e oferece alimentação, cuidados com a saúde, alfabetização, lazer, cursos profissionalizantes e ensino para a vida. E envoltas numa atmosfera de amor, as crianças ficam mais abertas para receberem a Palavra de Deus. Lá funciona também uma escolinha de futebol que, além de servir à comunidade, tem conquistado números

About Alexandre Stano

Check Also

11 de março início da Campanha de Missões Mundiais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *